
Nos dias 2 e 3 de março de 2026, ocorrerá em Windhoek, capital da Namíbia, o evento “Diálogo Sul–Sul sobre Hidrogênio Verde desde Baixo”. A iniciativa propõe uma abordagem alternativa aos debates sobre transição energética, ao enfatizar as dimensões sociais, territoriais e comunitárias associadas aos projetos de hidrogênio verde no Sul Global.
O encontro buscará analisar como diferentes experiências locais — em contextos nacionais distintos — se relacionam, divergem e se iluminam mutuamente, promovendo intercâmbio de perspectivas entre países do hemisfério sul. Participarão representantes da Namíbia, África do Sul, Brasil, Chile e Colômbia, incluindo ativistas, lideranças indígenas, membros da sociedade civil e pesquisadores.

O evento é organizado pelo Prof. Eric Cezne, da Universidade de Leiden (Holanda), e pela Profa. Sarala Krishnamurthy, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Namíbia.
A delegação brasileira será composta pela Profa. Adryane Gorayeb (Universidade Federal do Ceará); por Paulo Anacé, liderança do povo Anacé da Grande Aldeia Cauípe e presidente da Associação Indígena do Povo Anacé do Cauípe; e por João do Cumbe, quilombola do Quilombo do Cumbe (Aracati–CE) e militante do Movimento Quilombola do Ceará, do Movimento de Pescadores/as Artesanais do Brasil e da Organização Popular.