Descarbonização na América do Sul: conexões entre o Brasil e a Argentina.

A descarbonização, necessária para evitar o aquecimento global catastrófico, demanda investimentos significativos em tecnologia de engenharia, em recursos humanos e nas ciências sociais.

Este livro aborda o consenso emergente sobre a descarbonização: as energias eólica e solar podem atender as necessidades de eletricidade do mundo se implantadas em larga escala; é viável, tecnologicamente, o armazenamento comercial de eletricidade eólica e solar utilizando baterias, permitindo o uso intensivo da energia renovável de modo permanente, seguro e estável. No entanto, ambos os empreendimentos oferecem consideráveis novos riscos para as pessoas e o meio ambiente, devido à nova demanda por terra para a implantação de parques de energia renovável e à mineração de metais utilizados na produção das baterias, em especial o lítio.

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Salta, este livro oferece recursos para informar e capacitar pessoas numa abordagem holística capaz de encontrar soluções para possíveis consequências negativas da descarbonização.

Os livros têm como financiamento o projeto CAPES – Cooperação Estratégica com o Sul Global (COOPBRAS) Edital n. 05/2019, no Brasil, e apoio do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), na Argentina. As publicações, em português e espanhol, têm como autores professores e estudantes de pós-graduação de centros de pesquisa brasileiros e argentinos, e apresentam 21 capítulos abordando temáticas como justiça energética, políticas de transição energética e impactos territoriais das energias renováveis, com foco na energia eólica, fotovoltaica, mineração do lítio e produção de hidrogênio verde.
Boa leitura! Disfruta leyendo!